A galeria Senhora Presidenta é um projecto de Dylan Silva (artista), Mariana Malhão (ilustradora) e Luís Cepa (designer gráfico). Colegas desde a Faculdade de Belas Artes do Porto, vieram a partilhar atelier desde então e foram construindo uma relação de amizade e uma vontade comum em pensar um espaço híbrido, capaz de albergar simultaneamente produção e exposição de trabalhos no meio artístico, o que fez com que se unissem neste projecto.

Tendo criado e organizado a Sábado Feira, feira de artes diversas nos Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, Dylan e Mariana viram também, na Senhora Presidenta, oportunidade de dar uma residência mais fixa a alguns dos trabalhos que por lá passam e descobrir novos criadores. No ninho da Presidenta podem ser encontrados trabalhos de diferentes tipologias, desde a cerâmica à ilustração, passando pela pintura, fotografia, desenho, vídeo e publicação independente. Procura-se simultaneamente a colaboração com artistas locais, que estejam de alguma forma relacionados com a cidade ou que se encontrem a desenvolver trabalho em território nacional, bem como a colaboração com autores internacionais — estimulando assim sinergias culturais que possam enriquecer ambas as partes. 

No futuro, a Presidenta pretende continuar a levar a cabo a promoção de diversas outras actividades tais como workshops, debates, apresentações e outras, que estimulem sobretudo abertura e diálogo entre o espaço, as práticas artísticas e os contextos sociais onde estas se inserem. A Presidenta, está também aberta a parcerias que possam continuar a estimular e contribuir para a crescente paisagem cultural do Porto.

Photo Credits Dinis Santos

 

Using Format